A HOMEOPATIA NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE MEDICINA DO BRASIL
Resumo
A homeopatia existe há mais de 200 anos, é especialidade médica brasileira reconhecida há cerca de 30 anos, sendo a 16° especialidade mais procurada no país [1], mas sua presença nas faculdades de medicina ainda é restrita. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação em Medicina [2] preconizam formação geral e humanística, focada no sujeito, estimulo a auto-observação, autocuidado e autonomia. Anexar matérias em homeopatia pode trazer outros benefícios: enriquecimento da relação médico/paciente, semiologia homeopática e compreensão da natureza biopsicoambiental [1]. O presente trabalho busca discutir a inserção de matérias sobre homeopatia nas faculdades brasileiras e explanar conceitos mais citados por estudantes de medicina. Através de revisão de artigos disponíveis nos bancos de dados eletrônicos BIREME e CAPES, com os descritores “Homeopatia”, “Ensino Médico”, “SUS” e “Estudantes de Medicina”, selecionou-se trabalhos sobre ensino da homeopatia nas faculdades de medicina do Brasil e reação dos discentes frente a essa racionalidade. Foram excluídosartigos referentes a discentes de outras áreas da saúde e outras práticas não convencionais. Pesquisa apontou que 64% dos estudantes referiram interesse na inserção como matéria obrigatória [3]. Souza et al. identificaram que, 93% dos estudantes do 2º ano apresentaram interesse na homeopatia mas, no decorrer do curso tal proporção se reduz [4]. Concepções como: não disponível nos serviços públicos de saúde, útil apenas em doenças crônicas ou psicossomáticas, tratamento demorado e susceptível ao efeito placebo [3] foram mencionadas.Portanto, os discentes demonstraram interesse no aprendizado sobre a homeopatia, revelando-se um terreno fértil, com possível mudança de paradigma e da hegemonia do modelo biomédico como o mais aplicado.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2015 Gabriela G. do Espírito Santo, Fernanda P. Souza, Yuri S. Sakamoto, Larissa B. Ataídes, Mônica da C. Oliveira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
ISSN: 2175-3105